inapta a viver de cabeça leve

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

escolas

A gente nunca dá valor ao que tem e sempre acha que não é o bastante. Hoje de manhã acordei as 9h30 no susto com a minha mãe me ligando dizendo pra eu ir na escola fazer uma prova... Eu levantei reclamando mas fui, é uma escola que eu citei no ultimo texto que falei disso. Fui sozinha, com sono e disposta a ir bem naquilo e em ir MUITO bem quando lembrava de como seria se voltasse pra antiga escola. Era uma redação, sempre fui boa em redações, sei enrolar. Era sobre racionar água, eu dei uma enrolada e pela nota deve ter sido uma boa enrolada, tirei nove e meio e valia dez.
Cheguei e tinha uma secretaria que não tinha grades e não tinha um portão gigante trancado, os corredores não pareciam feios e o ambiente parecia escolar de verdade, uma senhora veio falar comigo e me deu uma sulfite de rascunho pra fazer o texto, antes de sair da sala falo ' Ó, letra maiscula, titulo e paragrafo, e não esquece das pontuações'.. Me senti bem com isso, maluquice talvez, mas por dois anos estive numa escola em que não recebia nem mesmo prova impressa quanto mais atenção da professora. Eu escrevi, pedi o negócio pra passar a limpo e ela me deu uma folha digitada com o tema e  linhas, fiquei encantada, mesmo IUHSAUHAS. Escrevi todo o texto e reli e aquilo parecia bonito por não estar sendo em uma folha de caderno meio amassada e cheia de branquinho como tava acostumada pela escola passada. Ela perguntou se eu podia esperar e foi corrigir, voltou e disse que eu tinha ido muito bem e que esperava que eu estudasse lá, me deu tchau e me ABRAÇOU, coisas que sempre aconteciam no casagrande porque acho que pessoas civilizadas fazem isso : são simpaticas. Mas nos ultimos dois anos não vi alunos uniformizados em um ambiente em que não me desse vontade de ir pra minha casa e sem grades e cadeados, não vi professores que se importavam com a nota que você vai tirar ou se você tá nervosa ou não, não vi pessoas sendo legais ou te olhando com um sorriso. Só vi adolescentes mal encarados, portas com cadeados e grades, corredores escuros e com paredes pixadas, diretoras que falam muito alto e tem cara de louca e não fazem questão de ser legal com você.
Quem já estudou em escola particular sabe do que eu tô falando, é outro mundo, mesmo.
Deveria ter reclamado menos enquanto minha mãe podia pagar uma escola pra mim e estudado melhor, mas eu fui uma boa aluna no final das contas, tudo o que eu sei não foi o Dom João que me ensinou, isso eu tenho certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário